Resumo

Conteúdos relevantes e principais estatísticas do Cluster Auto e a sua relevância para a economia portuguesa. Os resultados estão segmentados por ano e por CAE Rev3 (Classificação Portuguesa das Atividades Económicas).

Conteúdos:

  1. Volume de negócios do Cluster Automóvel em Portugal
  2. Cluster da indústria automóvel em Portugal por Deloitte
  3. Participação do Cluster no PIB de Portugal
  4. Eportação do Cluster Automóvel
  5. Mobinov - Cluster Automóvel Portugal
Corpo do Relatório

Nesta estatística foram consideradas empresas com as seguintes classes e subclasses CAE e tendo em consideração as notas enumeradas em "Observações":

  • 2211 - Fabricação de pneus e câmaras-de-ar e reconstrução de pneus
  • 2830 - Fabricação de máquinas e de tractores para a agricultura, pecuária e silvicultura
  • 2910 - Fabricação de veículos automóveis
  • 2920 - Fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques
  • 2931 - Fabricação de equipamento elétrico e eletrónico para veículos automóveis
  • 2932 - Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
  • 3091 - Fabricação de motociclos
  • 25734 - Fabricação de moldes metálicos 
  • 38311 - Desmantelamento de veículos automóveis, em fim de vida

Em "outros CAE" foram consideradas outras empresas que pertencem a outro CAE não mencionado acima. 

Observações:

  1. Para o CAE 25734 - Fabricação de moldes metálicos: foi considerarado 70% do valor total para todos os anos.
  2. Para o CAE 2211 - Fabricação de pneus e câmaras-de-ar, reconstrução de pneus: para os anos com dados ausentes, foi considerado o peso do CAE no último ano que o dado está presente.
  3. Para o CAE 2830 - Fabricação de máquinas e de tractores para a agricultura, pecuária e silvicultura: para os anos com dados ausentes, foi considerado o peso do CAE no último ano que o dado está presente.
  4. Os dados apresentados para as classes e subclasses de CAE que estão identificadas têm origem na fonte INE. Os dados apresentados para "outros CAE" têm origem na fonte AFIA.
Cluster da indústria automóvel em Portugal por Deloitte

Caracterização e contribuição para a economia

"A Deloitte, em colaboração com o Compete 2020 e com a Mobinov, apresenta um estudo sobre a industria automóvel nacional e o seu impacto na economia, emprego e sociedade. Os resultados são inequívocos quanto à importância estratégica da industria automóvel para Portugal."

URL: https://www2.deloitte.com/pt/pt/pages/consumer-business/articles/cluste…

 

 

Nesta estatística foram consideradas empresas com as seguintes classes e subclasses CAE e tendo em consideração as notas enumeradas em "Observações":

  • 2211 - Fabricação de pneus e câmaras-de-ar e reconstrução de pneus
  • 2830 - Fabricação de máquinas e de tractores para a agricultura, pecuária e silvicultura
  • 2910 - Fabricação de veículos automóveis
  • 2920 - Fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques
  • 2931 - Fabricação de equipamento elétrico e eletrónico para veículos automóveis
  • 2932 - Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
  • 3091 - Fabricação de motociclos
  • 25734 - Fabricação de moldes metálicos 
  • 38311 - Desmantelamento de veículos automóveis, em fim de vida

Em "outros CAE" foram consideradas outras empresas que pertencem a outro CAE não mencionado acima. 

Observações:

  1. Para o CAE 25734 - Fabricação de moldes metálicos: foi considerarado 70% do valor total para todos os anos.
  2. Para o CAE 2211 - Fabricação de pneus e câmaras-de-ar, reconstrução de pneus: para os anos com dados ausentes, foi considerado o peso do CAE no último ano que o dado está presente.
  3. Para o CAE 2830 - Fabricação de máquinas e de tractores para a agricultura, pecuária e silvicultura: para os anos com dados ausentes, foi considerado o peso do CAE no último ano que o dado está presente.
  4. Os dados apresentados para as classes e subclasses de CAE que estão identificadas têm origem na fonte INE. Os dados apresentados para "outros CAE" têm origem na fonte AFIA.

Nesta estatística foram consideradas empresas com as seguintes classes e subclasses CAE e tendo em consideração as notas enumeradas em "Observações":

  • 2211 - Fabricação de pneus e câmaras-de-ar e reconstrução de pneus
  • 2830 - Fabricação de máquinas e de tractores para a agricultura, pecuária e silvicultura
  • 2910 - Fabricação de veículos automóveis
  • 2920 - Fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques
  • 2931 - Fabricação de equipamento elétrico e eletrónico para veículos automóveis
  • 2932 - Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis
  • 3091 - Fabricação de motociclos
  • 25734 - Fabricação de moldes metálicos 
  • 38311 - Desmantelamento de veículos automóveis, em fim de vida

Em "outros CAE" foram consideradas outras empresas que pertencem a outro CAE não mencionado acima. 

Observações:

  1. Para o CAE 25734 - Fabricação de moldes metálicos: foi considerarado 70% do valor total para todos os anos.
  2. Para o CAE 2211 - Fabricação de pneus e câmaras-de-ar, reconstrução de pneus: para os anos com dados ausentes, foi considerado o peso do CAE no último ano que o dado está presente.
  3. Os dados apresentados para as classes e subclasses de CAE que estão identificadas têm origem na fonte Banco de Portugal. Os dados apresentados para "outros CAE" têm origem na fonte AFIA.
Mobinov - Cluster Automóvel Portugal

"A MOBINOV caracteriza-se como uma plataforma agregadora de conhecimento e competência no âmbito da indústria do setor automóvel, para promover uma crescente valorização da competitividade e da internacionalização do setor. O principal objetivo desta associação será transformar Portugal numa referência na investigação, inovação, concepção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços da indústria do setor automóvel."